segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Úlcera

A úlcera é uma lesão superficial  que acomete um tecido cultaneo ou mucoso, e são bastante conhecidas por feridas. Consequentemente,  nestas lesões ocorre a ruptura do epitélio. Existem vários tipos de úlceras entre elas estão: 
  • Úlcera de pressão: Ocorre quando uma o tecido mole de uma determinada região é comprimido entre uma proeminencia óssea  por um determinado tempo.

  •  Úlcera traumática: São ferimentos causados por agentes externos que lesão tecidos por impacto, perfuração , sucção entre outros.

  • Úlcera péptica :  É uma lesão localizada no estomago ou duodeno , onde ocorre a destruição da mucosa da parede deste orgãos, atingindo assim os vasos sanguíneos subjacentes.


O tratamento das úlceras é de responsabilidade do profissional habilitado, que vai ser direcionado pelo tipo de úlcera, tanto pelas caracteristica físicas das mesmas. Porém entre os tratamentos possíveis estão o curativo simples que tem sua importancia na cicatrização, tanto quando sua importancia na higiene o que diminue as chances de uma consequente contaminação; e o curativo especial de cuja responsabilidade de enfermeiros e médicos , pois se trata de feridas de dificil cicatrização; as medicações especificas , entre outros tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário