sábado, 14 de agosto de 2010

Diabetes Mellitus

A diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal da glicose ( açucar ) no sangue.
É uma doença provocada pela deficiência de produção ou até mesmo pela deficiência da ação da insulina levando então a sintomas agudos e a complicações crônicas.Podemos dizer que a glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso pode trazer várias complicações a saúde. A diabetes mellitus é subdividida em:
Diabetes mellitus Tipo 1: é uma doença alto imune e é provocada pela destruição da célula beta no sangue. E é importante ressaltar que o estilo de vida e a alimentação não são fatores que desencadeiam esta doença. O tratamento consiste na aplicação de insulina diário sendo que uma boa alimentação é muito importante, pois esta tem sua contribuição para a determinação dos níveis glicêmicos.  

 
Diabetes mellitus Tipo 2:  significa que o organismo já não tem capacidade de produzir insulina ou que não está incapacitado de usá-la adequadamente. A diabetes mellitus tipo 2 é comum em adultos acima do peso, hipertensos e que tenham acima de 40 anos, mais isso não implica dizer que crianças e adolescentes não possam ter esta doença do tipo 2.
Neste caso, o tratamento consiste em controlar o nível de açúcar no sangue, isto é feito apartir de um planejamento alimentar e exercício físico.


Diabetes mellitus gestacional:  se desenvolve durante a gravidez e pode desaparecer ou até mesmo melhorar após o nascimento do bebê, e portanto este tipo de diabetes pode trazer danos a saúde da mãe tanto quanto a do bebê.


A diabete mellitus é uma doença crônica e portanto sem cura e o objetivo médico neste caso é evitar e até mesmo administrar os problemas que possivelmente poderá desencadear conseqüentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário