segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Necrose


A necrose é o conjunto de alterações morfológicas que seguem a morte celular, seja em um tecido ou em um órgão vivo, resultante de ação degradativa por parte de enzimas sobre uma célula letalmente agredida. A isquemia, agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos e hipersensibilidade são os agentes que ocasionam a necrose. A distribuição da lesão celular e a extensão da necrose produzida é variável e depende do agente específico, de sua virulência, do tempo de exposição à injúria e da susceptibilidade individual das células. Assim, a anóxia exerce seu maior efeito sobre as células nervosas, as quais são muito sensíveis a tais ataques, enquanto que diversos produtos químicos podem exercer pequeno efeito sobre os neurônios, produzindo lesão grave no fígado e rim. Existem 5 tipo de necroses são essas:
 Necrose de coagulação, que ocorre devido a perda do núcleo,mas com a preservação da forma celular básica, permitindo o reconhecimento dos contornos celulares e arquitetura tissular. Usualmente, é o resultado de isquemia grave e repentina, em órgãos tais como o coração e rim.
Necrose caseosa  considerável mistura de proteínas tissulares coaguladas com lipídios, dando à área necrótica uma aparência comparável a do queijo fresco. Freqüentemente observada na tuberculose, porém moléstias ocasionadas por fungos podem também ocasionar.
Necrose gordurosa,  importante na pele e em sítios ricos em gordura, tais como a mama. A necrose gordurosa pode ocorrer após traumatismos. 
 Necrose de liquefação, neste caso há um progressivo amolecimento dos tecidos com conseqüente perda da arquitetura do órgão, caracterizando a necrose de liquefação, patologia muito comum no Sistema Nervoso Central. Freqüentemente as áreas amolecidas são secundariamente invadidas por neutrófilos que, através de suas enzimas, colaboram no fenômeno do amolecimento.
Necrose gangrenosa, que embora a necrose gangrenosa não apresente um padrão distinto, o termo ainda é comumente usado na prática clínica e cirúrgica. Geralmente aplica-se a um membro, como parte inferior da perna, que perdeu seu suprimento de sangue e em seguida foi atacado por agentes bacterianos. Os tecidos nesse caso passam por uma morte isquêmica de suas células e necrose de coagulação modificada pela ação liquidificadora das bactérias e leucócitos atraídos ao local. Quando o padrão coagulativo é dominante, o processo pode ser chamado de gangrena seca. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário