segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lesões Celulares


É importante ressaltar que as células do nosso organismo devem ser mantidas em condições constantes no que diz respeito à temperatura, suprimento de energia,irrigação sanguínea e oxigenação, sendo que pequenos desvios nestas condições podem ser tolerados, mais isso vai depender do tipo de célula atingida por períodos variáveis de tempo  e sem alterações estruturais e sem o prejuízo da sua função. Porem poderá ocorrer alterações adaptativas, bem como a hiperplasia, hipertrofia e atrofia, isto se houver mudanças nas condições do ambiente celular seja mais intensa ou prolongada, estas podem levar a alterações celulares reversíveis como a esteatose, são chamadas de alterações celulares reversíveis pos, caso o estimulo agressor seja retirado as células retornam ao seu estado normal, funcionalmente e morfologicamente.Os fatores que influenciam no destino da célula exposta são estes: Fatores ligados ao agente agressor, bem como, tipo do agente agressor, intensidade da agressão e duração da agressão, e os fatores ligados as células agredidas, ou seja, tipo da célula agredida  e o estado fisiológico da célula.
Existe duas formas de morte celular: necrose e apoptose. Necrose é o conjunto de alterações morfológicas que se seguem a morte celular e um organismo vivo. Esta é sempre patolígica. As membranas das células necróticas perdem a sua integridade, ocorrendo extravasamento de substâncias contidas nas células. Como conseqüência da necrose ocorre inflamação nos tecidos adjacentes para a eliminação dos tecidos mortos e posterior reparo. Durante este processo inflamatório acumulam-se leucócitos na periferia do tecido lesado, que liberam enzimas úteis na digestão das células necróticas. O aspecto morfológico da necrose resulta da digestão das células necróticas por suas próprias enzimas ou de enzimas derivadas dos leucócitos . A necrose ocorre após a morte da célula,  o que justifica a capacidade de diagnostica-la morfologicamente varia de acordo com o método de observação.

A apoptose também chamada de morte celular programada em virtude do seu mecanismo envolver  a degradação do DNA e das proteínas celulares segundo um programa celular específico. Nesta forma de morte celular não há vazamento de proteínas através da membrana celular, ocorrendo fagocitose da célula apoptótica sem inflamação local. A apoptose pode ser fisiológica ou patológica, a apoptose fisiológica são a destruição programada de células durante a embriogênese e a involução mamária após a lactação e a  apoptose patológica ocorre em condições tais como  hepatite por vírus (hepatócitos apoptóticos), atrofia acinar após a obstrução de ductos glandulares e destruição de células lesadas por radiação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário